Notícias

MILHO

Matéria Publicada em: 03/02/2023

CHUVAS MELHORAM QUALIDADE DO MILHO NA ARGENTINA E BCBA DESTACA BOM POTENCIAL DAS ÁREAS TARDIA



Bolsa de Cereais aponta que lavouras plantadas primeiro devem concentrar perdas de produtividade.

Nesta quinta-feira (02), a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) trouxe sua atualização de reportes sobre a safra de milho da temporada 2022/23 na Argentina, apontando que as últimas chuvas registradas ajudaram ao plantio da safra avançar para 96,5% dos 7,1 milhões de hectares projetados.  

“Desde o relatório anterior, a incorporação de lavouras de milho destinados ao grão comercial concentrou-se no norte da área agrícola nacional. As chuvas registadas durante o corrente ano melhoram tanto a umidade para continuar com os trabalhos de semeadura, como o estado das áreas tardias do cereal que começaram a entrar no período de definição do rendimento”.  

No momento, a BCBA classifica as lavouras de milho da Argentina com 22% em condições boas ou excelentes, 46% normais e 32% regulares ou ruins. Além disso, 56% da área tem condição hídrica adequada ou ótima e 44% regular ou seca.   

Na semana passada, esses índices eram de 12% boas ou excelentes, 49% médias e 39% ruins. Do lado das condições hídricas, 51% das lavouras estavam como ótimas ou adequadas e 49% com regulares ou secas.  

A publicação destaca que, apesar das condições ruins vividas por grande parte dos primeiros plantios do cereal, as áreas mais tardias mantêm boas expectativas de rendimento. 

“Grande parte dessas lavouras começou a passar pelos primeiros estágios reprodutivos com reservas hídricas renovadas no oeste da área agrícola. Paralelamente, a saúde dessas praças é boa, relatando apenas problemas com lagarta-do-cartucho e ferrugem em setores específicos”, explica a BCBA.

Fonte: Notícias Agrícolas

Previsão do tempo

Entre-Ijuís
Domingo 10/11/2024

24º
Parcialmente Nublado
17º 24º Eugênio de Castro
17º 24º Santo Ângelo
18º 25º Caibaté
18º 25º Vitória das Missões